sexta-feira, 5 de julho de 2019

Apologista cristão Norman Geisler morre aos 87 anos

Apenas dois meses após sua aposentadoria, o teólogo evangélico Norman Geisler morreu nesta segunda-feira (1º) aos 86 anos. Ele havia sido hospitalizado no fim de semana depois de sofrer um coágulo de sangue em seu cérebro.
Descrito como “um cruzamento entre Tomás de Aquino e Billy Graham”, Geisler foi um prolífico autor, apologista e professor, bem como o cofundador e ex-presidente do Seminário Evangélico do Sul (SES) na Carolina do Norte e cofundador da Veritas Universidade Internacional da Califórnia.
Em 2012, Geisler esteve no Brasil, onde participou do seminário Encontro para a Consciência Cristã, organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc).
Repercussão


Muitos líderes evangélicos consideram Geisler entre os principais pensadores cristãos nas últimas décadas, com o pastor Derwin Gray chamando-o de “um dos maiores filósofos, apologistas e teólogos do cristianismo” e John Stonestreet, presidente do Colson Center, lembrando-o como “uma figura imponente na apologética e filosofia cristãs”.

Geisler foi respeitado pela amplitude e profundidade de sua carreira de mais de 70 anos, e seu modelo de defender a fé e a Bíblia através da apologética clássica. O atual presidente da SES, Richard Land, descreveu-o como uma voz poderosamente refrescante que inspirou estudiosos conservadores, ministros e colegas apologistas.
“Para nós, a mais recente defesa da fé do Dr. Geisler foi como um longo gole de água fria em meio a uma paisagem teológica árida e estéril”, escreveu Land. “Dr. Geisler tem sido a autoridade de “ir a” por mais de duas gerações de estudantes do seminário evangélico que estavam procurando uma defesa ousada, erudita e intransigente fiel da inerrante e infalível Palavra de Deus e das doutrinas históricas da fé cristã “.
Ele fazia parte da equipe de teólogos que escreveu a Declaração de 1978 sobre a Inerrância Bíblica de Chicago e coescreveu o popular livro “Eu não tenho fé suficiente para ser ateu”, publicado em 2004.
“Norman Geisler foi uma das quatro ou cinco pessoas mais influentes da minha vida. Estava me encontrando com Norm e lendo seus trabalhos que primeiro atraíram meu interesse pela filosofia e o resto é história”, disse o professor de filosofia do Talbot Seminary, JP Moreland. foi um trabalhador incansável para o Reino e um irmão que foi fiel até o fim. Perdemos um gigante e o mundo está pior para a sua partida ”.
Escritor e defensor da fé


Além de sua bolsa de estudos e ensino, Geisler participou de debates teológicos com colegas acadêmicos, incluindo uma disputa de 2011 com Michael Licona em torno da ressurreição, que foi coberta pela Christianity Today.

Ele é o autor, coautor ou editor de 127 títulos, incluindo um livro sobre transumanismo que deve ser lançado no próximo ano. Seu livro The Baker Encyclopedia of Christian Apologetics foi nomeado pel Christianity Today entre os principais livros de referência de religião de teólogos vivos em 2002.
As obras de Geisler foram traduzidas em mais de uma dúzia de idiomas e homenagens on-line por todo o mundo, do Quênia ao Brasil. O teólogo brasileiro Roney Cozzer escreveu: “Costumo dizer que Geisler era ‘uma fonte da qual eu bebia demais’” e elogiava a Deus por seu legado.
O acadêmico nascido em Michigan formou-se no Wheaton College, no William Tyndale College e na Loyola University.
Após a notícia de sua morte, seu ministério postou 1 Tessalonicenses 4: 13-14 (ESV), uma de suas passagens favoritas para citar quando ele soube de uma morte no corpo de Cristo: “Mas nós não queremos que você seja desinformado. irmãos, sobre aqueles que estão dormindo, para que você não fique triste como os outros que não têm esperança. Pois, como acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, mesmo assim, através de Jesus, Deus trará consigo aqueles que dormiram. ”
O funeral em memória de Geisler será realizado em Charlote, Carolina do Norte, no sábado, 6 de julho. Ele deixa sua esposa de 64 anos, Barbara Jean, seis filhos, 15 netos e sete bisnetos.

Veja sua única visita aqui no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário